O Garimpeiro
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Curso de Letras
Prof. Dr. José Eduardo Botelho de Sena
Tema: Lúcia: a heroína de O Garimpeiro entre o amor e família
2º semestre/2013
Lúcia: A Super Heroína
RESUMO:
Neste presente artigo será apresentado como a personagem-protagonista Lúcia, de O Garimpeiro, de Bernardo Guimarães, pode ser considerada uma heroína romântica. Serão analisadas partes da obra, em que Lúcia é confrontada diante de situações dificílimas. Além disso, será visto como Lúcia encara seu coração e sua razão quando é necessitada e as consequências disso. Para isso, contextualizaremos as características do movimento romântico brasileiro incluídas no romance regionalista de Bernardo de Guimarães. Assim, poderemos contrapor as diferenças de atuação de Lúcia quando o amor e família ficam em situações paradoxas com seus pensamentos íntimos e desejos inalcançáveis.
PALAVRAS-CHAVE:
Garimpeiro, Lúcia, Romantismo, Elias, Bernardo de Guimarães.
O Garimpeiro, de Bernardo Guimarães foi escrito em 1872, retratando um romance regionalista entre Elias e Lúcia. O livro consiste na luta entre o amor e o dinheiro. Elia é pobre. Lúcia é rica. Ambos se apaixonam um pelo outro e fazem juras eternas de amor, incessantemente. Entretanto, para se casar com Lúcia, é necessário conseguir ter o dote dela, o qual é muito alto. Elias sai em busca do dinheiro, se aventurando no garimpo. Anos se passam e Lúcia é obrigada a sacrificar seu amor pelo bem de sua irmã e de seu pai, casando-se com Leonel, um homem muito rico e desonesto. Nesse meio tempo, Elias sofre por Lúcia e pensa em suicídio. Antes do casório, Leonel é preso e Elias pensa em esquecer-se de Lúcia, para sempre.
Muitas situações acontecem durante esse tempo todo. O Major, pai de Lúcia, perde status e a família vai morar em uma casa pequena, longe da civilização. Elias volta de viagem e fica sabendo. Assim, o amor fala mais alto e novamente os dois