PLANEJAMENTO SOCIAL
A N A C A R O L I N A N A S C I M E N TO R A : 77176 8 4 6 6 7
ANA MARIA MURCIA DE ANDRADE RA: 6 76 7 363980
ELISÂNGELA DREHER PACOLA RA: 6754364587
G U I O M A R A LV E S N O V A E S R A : 6 7 9 9 41 8 974
VERA LUCIA FERREIRA RA: 6972488462
TUTORA: ELAINE CRISTINA VAZ GOMES
TUTORA: CLAUDIA BARBOSA
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mostrar que o planejamento educacional é fundamental para atingir os verdadeiros propósitos da educação, buscando direcionar a educação, considerando o contexto nacional, regional, local e comunitário que a pessoa está inserida e atingir sempre uma educação dinâmica que possa ser criadora e libertadora.
Podemos definir o planejamento educacional a uma forma de fazer e pensar as coisas de maneira coerente, evitando atropelos e tomadas de decisões surpresas. Para planejar é preciso em primeiro lugar um objetivo em vista, ou seja, que se deseja chegar a um bom resultado.
Podemos dizer que o homem busca estar em sintonia com o mundo que participa que influencia e que ao mesmo tempo é influenciável numa constante busca da liberdade e autodeterminação daquilo que quer com um foco determinado.
PLANEJAMENTO
Faz parte da historia do homem a ação de planejar, pois é uma preocupação que acompanha a maioria das pessoas à vontade de transformar sonhos ou ambições em realidade objetiva. Planejar e pensar são atos que agem simultaneamente.
De acordo com Gandin: “A primeira coisa que nos vem á mente quando perguntamos sobre a finalidade do planejamento é a eficiência”, que segundo ele é “a execução perfeita de uma tarefa que se realiza”.
Então pode se dizer que quando se planeja, independente do que esta sendo planejado, quer se obter o melhor resultado, há intenção deque de certo, inclusive se é algo que realmente seja importante que se faça. É por isso que Gandin aponta que alem da eficiência, “ o planejamento visa também à eficácia”. Não e diferente na área social, o planejamento é essencial para que se chegue ao