Planejamento Social
Quando começamos qualquer coisa em nossa vida, seja ele um emprego, uma viagem ou até mesmo um passeio, geralmente ou quase sempre planejmamos como vai ser. Se vamos nos casar, lá está tudo anotado. Desde a lista de convidados passando pela buffet. Se não tiver planejamento tudo pode dar errado. Não importa. Assim começa esse trabalho, pois planejamos como ele deveria sem desde a sua introdução até o seu final. Nossa vida cotidiana também é cercada de planejamento.
O Planejamento é um termo muito recente no vocabulário da língua francesa. Tudo indica que ele surgiu no século XX, embora desde sempre o homem e as sociedades tenham organizados suas vidas e seu funcionamento segundo um plano determinado. O planejamento é um processo racional que precisa de uma sequência antecipada de tempo não se manifestando em um dado momento, mas sim realizando-se de foram contínua ao longo da história passando por vários estágios.
O contexto político e social brasileiro, desde as últimas décadas do século passado, tem sido marcado pelo processo de redefinição do papel do Estado, a partir da universalização dos direitos de cidadania, descentralização e gestão democrática das políticas públicas e o planejamento economico e social foram as ferramentas que puderam transformar em realidade as mudanças ou tentativas de melhorias que o Estado desejava para seus cidadãos. O formato institucional, legitimado pela Constituição Federal de 1988, integrante do processo de implementação da gestão descentralizada e participativa, não poderião ser realizados se o Estado não soubesse aonde começar e como começar.