Resumo do Livro O Estrangeiro
O primeiro fato relatado é a morte de sua mãe, que morava em um asilo de uma cidade próxima pois ele já não tinha condições financeiras de mantê-la. Recebeu o telegrama que relatava o acontecido e se fez apático à tal situação, a morte para ele era apenas algo esperado que por fim aconteceria a todos. Segundo ele, suas necessidades físicas eram mais fortes que suas emoções e aquele era um dia muito cansativo foi ao enterro e voltou para sua casa com muito sono, sem demonstrar tristeza alguma.
Um dia após voltar, foi tomar um banho no mar e lá encontrou Maria, uma colega de trabalho com a qual passou a ter um relacionamento. Por Maria ele sentia desejo, nada mais. Maria queria casar-se e lhe fez a proposta e ele disse que sim, que não via mal algum, mas não a amava.
Alguns personagens fazem parte de sua história, dentre eles está o seu vizinho Raimundo que sempre lhe fazia algumas visitas. Raimundo falava sobre seu relacionamento conturbado com a irmã de um árabe, e acabara de descobrir que estava sendo enganado por ela e planejava vingança. Ele simplesmente concordava, já que não era sua intenção causar conflitos com Raimundo. Após a execução da vingança de Raimundo, o irmão de sua antiga namorada passou a persegui-lo.
Um dia ele e sua namorada Maria foram convidados por Raimundo a um passeio na praia. Depois de alguns momentos de diversão, encontraram – se com um grupo de árabes, dentre eles o irmão da antiga namorada de Raimundo. Logo houve uma situação de conflito e Raimundo foi ferido por uma navalha. Raimundo voltou para se vingar, mas os árabes se afastaram.
Um dos árabes foi