Empreendedorismo
1. O EMPREENDEDORISMO
O empreendedorismo é relacionado a criatividade de se criar algo novo, saindo dos padrões da sociedade. Naturalmente, a orientação empreendedora nas organizações requer mais do que a prevalência de valores empreendedores, mas na medida em que o empreendedorismo é oriundo da orientação individual da alta diretoria da empresa , torna-se relevante investigar os aspectos individuais desse comportamento. Por meio de revisão de literatura, Bull e Willard (1993, p. 188) teorizam que o empreendedorismo ocorre quando quatro condições básicas são alcançadas.
A primeira é a “visão relacionada em relação as tarefas que motivam a pessoa a agir”. A segunda é “know how” que seria o conhecimento mais a autoconfiança. A terceira é a expectativa de ganho pessoal. E a quarta é o suporte do ambiente, definido como “condições que provêm conforto e sustentação para realização de esforços”
Nos últimos 30 anos, os estudos sobre liderança têm focado diferenças de estilos e suas influências nas organizações. Alguns pesquisadores argumentam a necessidade do estudo de um novo tipo de liderança, que auxilie a tornar a organização capaz de enfrentar novos desafios. É sugerido no presente estudo que o estilo de liderança influencia a orientação empreendedora da empresa, como resultado de seu impacto na postura dos subordinados.
Diversos pesquisadores operacionalizaram a orientação empreendedora associada geralmente a três dimensões: inovação, pró-atividade e aceitação do risco.Inovação refere-se à disposição em apoiar e oportunizar a criatividade e a experimentação no desenvolvimento de novos produtos, à adoção de tecnologia e a processos e procedimentos internos. Pró-atividade é a habilidade das firmas para desenvolver e não apenas perseguir as oportunidades de mercado. A aceitação do risco é refletida pela disposição da alta gerência em atribuir grande porcentagem de recursos da firma a novos projetos e