Planejamento social, intencional e instrumentação
Organizações do Terceiro Setor
Eliane Vignatti Avancini *
Sandra Maria Almeida Cordeiro ** | * Assistente social, professora da Faculdade Educacional de Medianeira – FACEMED. Assistente social do Hospital Universitário do Oeste do Paraná- HUOP; Mestranda no Programa de Pós-Graduação em serviço Social e Política Social da UEL avancinieliane@uol.com.br ** Assistente Social, Coordenadora do Projeto de Participação Comunitária do Programa Habitar Brasil/Bid –Londrina-Pr. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social UEL sandracordeiro@sercomtel.com.br | RESUMO:
O Planejamento é uma ferramenta gerencial que proporciona a sensibilidade para identificar, ao longo do tempo, ações necessárias ao enfrentamento de estrangulamentos e desafios institucionais que devem ser vencidos. Estes desafios não se colocam apenas para organizações com fins lucrativos, mas também para as organizações não governamentais, sem fins lucrativos; ou seja, qualquer organização – seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos – necessita ter uma visão clara dos objetivos e estratégias a que se propõe. Diante disto, as organizações do terceiro setor precisam profissionalizar-se, tendo a consciência e a clareza do que pretende realizar, enquanto projeto coletivo percebido por todos, conferindo coerência ao exercício das escolhas, fundamentalmente para a integridade e sucesso do empreendimento. Este artigo visa contribuir para a reflexão da organização como um todo, em sua relação com o ambiente, numa perspectiva de futuro, adquirindo uma nova mentalidade social empreendedora, apoderando-se do planejamento estratégico no seu cotidiano. PALAVRAS CHAVE : terceiro setor, planejamento estratégico, publicizaçãoABSTRACT:
The Planning is a managemental tool that it provides to managing sensitivity to identify, to the long one of the time, necessary actions to the strangulations and institucional challenges