Planejamento Orçamentário
Orçamento é o instrumento que descreve um plano geral de operações e de capital, orientado pelos objetivos e pelas metas traçadas para um dado período de tempo.
O orçamento pode ser estudado em vários estágios, entre os principais temos:
• Estratégico;
• Tático e
• Operacional.
O estratégico refere-se a parte de orçamento que deve ser incorporada ao planejamento a curto prazo. O planejamento estratégico consiste no processo de decidir sobre os objetivos e as metas da empresa.
O tático da consecução dos estratégicos e operacionais da empresa, resultando as variações e necessidades de capital de giro, em decorrência, o nível desejado de caixa.
O operacional engloba a elaboração dos orçamentos que compõem o plano global de operações (venda, produção, despesas operacionais, caixa, demonstrativo de resultado do exercício e balanço patrimonial).
Elaboração do Orçamento e suas Utilidades
A elaboração do orçamento de caixa está vinculada à visão de médio e longo prazo. O orçamento de caixa serve como ponto de referência para valores financeiros projetados e realizados pelo comitê de finanças se houver defasagens, isto significa que os programas da empresa não estarão correndo segundo o planejado, mostrando que deverão ser tomadas medidas corretivas.orçamento não é nada mais do que um plano escrito expresso em termos de unidades físicas e monetárias, a complexidade do processo orçamentário e os seus detalhes de elaboração poderão variar de empresa para empresa, porém na sua essência serão semelhantes.
Destaca-se que, as grandes e médias empresas terão a preocupação com todo o sistema orçamentário, enquanto as micro-empresas, por suas necessidade de disponibilidade, concentram-se no orçamento de caixa.
Período Orçamentário
A primeira etapa na elaboração do orçamento de caixa consiste em definir o horizonte de planejamento em determinado número de período de tempo. Em geral o período orçamentário é determinado por dois fatores:
• objetivo