Planejamento orçamentario
Antes de qualquer coisa precisa-se fazer um alerta para não cometer erros primários, do tipo, um orçamento deve ser elaborado em moeda local, para depois ser convertido em outra moeda, se for o caso. Ainda que o orçamento seja elaborado a partir de um projeto pré-aprovado, com um montante já definido e em moeda diferente da local, todos os valores devem ser orçados em moeda local, para depois serem convertidos.
Outro aspecto muito importante a ser observado é que o orçamento não é elaborado somente contando com os recursos financeiros que serão necessários para a realização do projeto. Sendo assim, é importante quantificar os recursos não financeiros que também serão utilizados, como espaços e equipamentos para utilização durante determinada atividade ou trabalhos que serão realizados por voluntários.
Em terceiro lugar, devem-se mencionar todas as fontes fornecedoras dos recursos que serão necessários para a realização da atividade.
Um planejamento orçamentário elaborado para um período longo deve considerar todas as possíveis situações, como por exemplo, a possibilidade de aumento de preços no percurso. Portanto, é interessante demarcar os momentos em que poderão ocorrer os reajustes no orçamento.
Por fim, e mais importante que todos os itens acima, o planejamento orçamentário deve ser elaborado tomando por base algumas premissas:
a) Que a organização, em seu projeto global, tenha definidas as metas e as estratégias das ações a serem realizadas para atingir seu objetivo;
b) Que a organização tenha claro que orçamento é produto de intensos debates entre o sonho e a realidade, ou seja, ajuste entre o desejável e o possível;
c) Que a organização tenha clareza dos recursos necessários;
d) Que o orçamento de projetos importantes nem sempre é sinônimo de planejamento orçamentário da organização;
e) Que o planejamento orçamentário será o espelho das atividades relacionadas na sua estratégia de ação;
f)