A Palestra dos Bispos
Traz uma análise do composto de marketing que é dividido em 04 secções: o produto, o preço, a praça e a promoção utilizando um texto sobre uma palestra conferida da CNBB, no ano de 1977, denominada “A Palestra dos Bispos”, demonstrando as ferramentas criadas pela igreja para atrair os fiéis e as dificuldades enfrentadas nos dias atuais de manter esses fiéis e buscar novos fiéis na igreja católica. Sugere a segmentação de mercado, para criar estratégias e atender de maneira mais eficiente a população católica.
II. Ferramentas.
Enumera as ferramentas criadas pela igreja e que são até hoje utilizadas por profissionais da comunicação.
II.1 – O sino – foi o primeiro veículo de comunicação de massa inventado até hoje. Atingia quase toda a população das pequenas cidades e tinha o poder de modificar o comportamento de seus habitantes.
II.2 – Display – palavra atual criada para chamar a atenção sobre um produto e suas vantagens, destaque. E como a igreja fez isso naquela época? Quando todos os telhados das casas das aldeias eram baixos, não existia prédios, a igreja construiu um telhado alto em forma de ponta, que poderia ser visto de longe, facilitando e muito a localização da igreja, ou seja, criou algo que a diferencia das demais construções existentes na época.
II.3 – logotipo: a igreja foi mais além, criou sua própria marca: a cruz. Atualmente todas as empresas usam um logotipo como identidade para divulgar sua imagem no mercado.
II.4 – Pesquisa: Atualmente a pesquisa no mercado é indispensável, pois permite obter informações sobre o que o consumidor almejado deseja, necessita,quais suas tendências.
Nesse aspecto, a igreja inventou o confessionário para pesquisar o que acontecia na sociedade, colher informações e com a vantagem de sempre colher a verdade, pois quem entrava no confessionário buscava o perdão, então contava a verdade.
II.5 – audiovisual – atualmente a comunicação audiovisual é importante: é a publicidade,