Codigo da Vinci
Ver artigo principal: Robert Langdon
Robert Langdon é um respeitado professor de simbologia religiosa da Universidade de Harvard que estuda os símbolos e sua representatividade e influências sobre a humanidade.
Robert vai a Paris para apresentar uma palestra e durante a sua palestra acontece o assassinato do Curador do Museu do Louvre, Jacques Saunière, que queria encontrá-lo para contar sobre o Priorado de Sião. Mas um membro da Opus Dei, encarregado de impedir que Jacques informasse alguma coisa a alguém, lhe de um tiro antes que os dois possam se encontrar. Mesmo assim, antes de falecer Jacques consegue deixar pistas para que o Professor Langdon e sua neta Sophie se conheçam e possam desvendar o mistério que existe por trás do Santo Graal.
No filme, Robert Langdon é interpretado pelo ator Tom Hanks.
Jacques Saunière
Jacques Saunière é um curador do museu do Louvre, onde toda a história começa.
Morre logo no início da história e com a sua morte, visto que este escondera um enorme segredo e que todos os que partilhavam deste segredo foram também assassinados, decidiu deixar provas à sua neta, Sophie Neveu, e a Robert Langdon. Um dos personagens chaves do livro, pois somente através de suas pistas é que a história toma seu rumo. Saunière era um profundo admirador das obras de Da Vinci e de anagramas (jogos enigmáticos que consiste em embaralhar as letras de uma determinada frase, dando a essa outro sentido).
No cinema em O Código Da Vinci o ator Jean-Pierre Marielle interpreta Jacques Saunière.
Sophie Neveu
Ver artigo principal: Sophie Neveu
Sophie Neveu é uma criptologista do Departamento de Polícia Judiciária Francesa. Além de criptógrafa, ela é neta de Jacques Saunière, o Grão-Mestre do Priorado de Sião. Saunière a criou desde pequena, ensinando-a desvendar pequenos quebra-cabeças desde tenra idade. Porém, havia dez anos que Sophie se afastara do avô.
Depois de receber ajuda do simbologista Robert Langdon para desvendar