Codigo da vinci
Diretor: Ron Howard
Elenco: Tom Hanks, Ian McKellen, Alfred Molina, Jean Reno, Audrey Tautou.
Produção: John Calley, Brian Grazer
Roteiro: Akiva Goldsman, baseado em romance de Dan Brown
Fotografia: Salvatore Totino
Trilha Sonora: Hans Zimmer
Duração: 153 min.
Ano: 2006
País: EUA
Gênero: Drama.
Tudo começa na noite em que Jacques Saunière foi assassinado no museu do Louvre, onde era o curador. Seu assassino, um homem alto e pálido chamado Silas, estava atrás do segredo que era guardado por ele e outros três homens, os principais membros de uma antiga sociedade secreta chamada “Priorado de Sião”. Depois de atirar no estômago de Saunière , ele foi embora, deixando a vítima quase morta. Em seus últimos minutos, sabendo que deveria passar adiante o segredo protegido pelo Priorado, deixou pistas na galeria do museu para sua neta Sophie Neveu, uma criptóloga da Polícia Judiciária, para que com alguma ajuda conseguisse chegar ao final do mistério e resolvê-lo, não deixando assim o segredo morrer junto com os membros do Priorado.
Robert Langdon, o professor de simbologia religiosa da universidade de Harvard, foi mais uma vez chamado às pressas para resolver um mistério maior do que poderia imaginar a princípio. Chegando no Museu do Louvre, o capitão da diretoria da Polícia Judiciária, Bezu Fache o encontrou, e mostrou à Langdon o ocorrido, e porquê precisavam de sua ajuda. No início filme surge o Opus Dei, uma sociedade que segue as leis da igreja católica antiga. Alguns acham que é um culto secreto, mas devido aos recentes acontecimentos estão negativados e não estão sendo vistos com bons olhos por todas as pessoas. Eles estão atrás de algo, uma pedra-chave que os levarão a se vingar daqueles que julgam e não compreendem seus métodos.
Voltando ao museu, Langdon encontrou o corpo de Jacques Saunière deitado no chão, era a réplica perfeita do Homem Vitruviano, uma das obras mais conhecidas de Leonardo Da Vinci, e usando seu próprio