Planejamento Musical
Passo 1 – Prática social: Em um primeiro momento no começo e termino das aulas, na semana que antecede a aplicação do plano de aula, farei uma pequena pesquisa para saber qual cantor os alunos mais gostam e quais conhecem mais musicas, a partir desse 1º passo irei selecionar a letra mais famosa do cantor mais citado e votado pelos alunos.
Passo 2 – Problematização: O objetivo será refletir e identificar como a língua portuguesa muda quando é escrita e quando é falada/cantada, nessa segunda atividade será levada a letra da música para os alunos, e esse serão incentivados a cantar o refrão, com o auxilio do aparelho de rádio.
Passo 3 – Instrumentalização: A segunda atividade será feita em sala e iremos fazer uma paródia em cima do refrão da música, que será disponibilizado para a turma em formato de cartaz e estará exposto no quadro, e também em forma impressa, a paródia será construída com a contribuição dos alunos, e escrita no quadro ao lado do refrão original.
Passo 4 – Catarse: Depois de fazer a paródia, os alunos deverão escrever ou transcrever em seus cadernos a paródia, assim estará sendo promovida a correspondência dos sons e a escrita, mas uma vez além da música que será entregue impressa/ digitada e ouvida com o auxilio do aparelho de som.
Passo 5 – Prática Social: Depois de produzir e transcrever a parodia, irei provocar os alunos na questão de como o significado da musica muda a partir do momento em que paramos para analisar a letra, depois dessa pequena conversa, iremos cantar a parodia que foi produzida com a sala.