Planejamento estratégico
Aluno Lindomar Alves Chagas, do Curso de Direito, 1º Período “B” Noite.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Introdução da Origem do Estado e Capitulo I, disponibilizado pela professora Bárbara Luna da Disciplina de Teoria Geral do Estado e Ciências Politica.
______________________________________________________________________
Família, Sociedade, e Origem do Estado.
O presente trabalho tem como objetivo retratar de como se deu o processo principal da sociedade natural, cujo processo, tem-se base na família que se formou, da dupla reunião do homem e da mulher, do senhor do escravo, como também, revisar, a formação das cidades o poder (governo) até origem do Estado.
Sua menção tem relação direta com a história antiga e a história da sociedade primitiva, cuja base era a família, destacar também, que a sociedade cotidiana era formada pelo processo natural e compostas por pessoa que se alimentam do mesmo pão, diz Carondas, e se esquenta do mesmo fogo como diz Epimênides de Creta. As sociedades que se formavam juntas criaram várias casas a esse conjunto de casas denominava-se uma aldeia e se assemelhava perfeitamente a sociedade natural.
Assim, as Cidades se formaram da reunião de varias aldeias, inicialmente foram como ainda hoje o são, algumas nações, submetidas ao governo real e formadas de reuniões de pessoas que já viviam sob um governante, um monarca. Com efeito, toda família, sendo governada pelo mais velho como que por um rei, por causa da consanguinidade, mas quem desempenhava o poder de governar dentro do seio da família natural era patriarca.
Neste sentido, surge alguns poderes dentre eles temos o poder “despótico” e o governo político um para os escravos, o outro para as pessoas livres que a natureza honrou. Também, o governo doméstico foi uma espécie de monarquia, onde, toda casa se governa por uma só pessoa; o governo civil, pelo contrário, pertencia a todos que eram livres e iguais, Com tudo, percebia-se a um grupo de