A questão ambiental
Começaremos a falar de Meio Ambiente citando a seguinte definição de organizações :
“Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.” (Maximiano (1992)
Organização é um conjunto de sistemas e elementos que interagem entre si, buscando um objetivo comum. Possui muitas pessoas interessadas em seu sucesso. São os stakeholders.
Stakeholders internos são as pessoas mais próximas da organização, como os acionistas, os gerentes e os trabalhadores. Os acionistas são os donos da organização e sua contribuição é o investimento em suas ações pela perspectiva de retorno. Os gerentes são os responsáveis pelos negócios da organização, coordenando os recursos e assegurando o alcance dos objetivos. Os trabalhadores são todos os outros empregados que possuem obrigações e responsabilidades.
Stakeholders externos são pessoas que possuem algum interesse na organização, como clientes, fornecedores, governo, comunidades locais e público em geral. EMPRESAS SÃO FORMADAS POR PESSOAS
As pessoas habitam o mundo, formam a sociedade, a economia. Interagem com o meio ambiente desde os primórdios da civilização. Um dado alarmante é o crescimento da população mundial.
O número total da população do planeta atingiu 7 bilhões de pessoas em 31 de outubro de 2011.
De acordo com projecções populacionais, este valor continua a crescer a um ritmo sem precedentes antes do século XX. Lembramos que Economia é ciência social que estuda as relações de produção, distribuição e consumo de bens e serviços (recursos naturais) para sociedade em geral.
E falando em termos de consumo. À medida que o consumo ganha maiores proporções e torna-se sinônimo de prosperidade material, os recursos naturais vão sendo dilapidados.
“A economia global atual foi formada por forças de mercado e não por princípios de ecologia. Infelizmente, ao deixar de refletir os custos totais dos bens e serviços, o mercado