Plano de aula 6 - fundamento das ciências sociais
Questão discursiva:
Leia o caso concreto e responda as questões propostas:
Jovens roubam e agridem doméstica e afirmam que a confundiram com prostituta RIO - A empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto, de 32 anos, teve a bolsa roubada e foi espancada por cinco jovens moradores de condomínios de classe média da Barra da Tijuca, na madrugada de sábado. Os golpes foram todos direcionados à sua cabeça. Presos por policiais da 16ª. DP (Barra), três dos rapazes — o estudante de administração Felippe de Macedo Nery Neto, de 20 anos, o técnico de informática Leonardo Andrade, de 19, e o estudante de gastronomia Júlio Junqueira, de 21 — confessaram o crime e serão levados para a Polinter. Como justificativa para o que fizeram, alegaram ter confundido a vítima com uma prostituta. (Publicada em 24/06/2007 às em O Globo On Line).
1 – Utilizando como base de análise a perspectiva teórica de Durkheim e as discussões em sala de aula, como podemos interpretar o comportamento individual e em grupo dos jovens mostrados abaixo?
De acordo com Durkheim, o ato de gerar lesão corporal em outrem é, para a consciência coletiva, imoral, reprovável e criminoso. Este ato gera tanto uma sanção legal como uma sanção social.
2 – A partir da perspectiva sociológica de Durkheim, como pode ser analisado o ato cometido por estes jovens? Nessa perspectiva, a transgressão da juventude pode ser considerada um dado natural?
Na perspectiva sociológica de Durkheim, este crime é considerado um fato normal pelo motivo de que é um fato encontrado em toda a sociedade, mas também por ser um fato social que integra os indivíduos em torno de determinados valores. Punindo o criminoso esses valores são reforçados. Sim, segundo esta perspectiva, a transgressão da juventude é um dado natural.
Questão de múltipla escolha:
Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade, “todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa,