Planejamento estratégico
Este manual tem como objetivo principal auxiliar os empresários do varejo farmacêutico a migrarem para um novo sistema de remuneração da equipe de vendas do estabelecimento.
Os exemplos que estarão contidos aqui deverão servir apenas como parâmetro para que cada estabelecimento faça a adaptação de acordo com seus interesses, levando-se em conta que cada empresa tem sua própria política comercial e as premiações deverão contemplar os principais objetivos traçados no planejamento estratégico que o empresário fez para a empresa.
Este modelo de remuneração visa fazer com que o atendente esteja envolvido em todas as atividades da loja e sua remuneração se dará de acordo com a rentabilidade que o mesmo gerará na empresa. Portanto, é de se esperar que, para a implantação de um programa como este deverá haver um gerenciamento mais aprofundado e algumas atividades não poderão ser monitoradas pelo sistema operacional. Será de extrema importância que o gerente da loja faça um acompanhamento mais detalhado de algumas atividades.
Considera-se, neste modelo, que o lucro do estabelecimento nem sempre está relacionado às atividades mercantis. Propomos que, para obter êxito no processo gerencial, é primordial que o comportamento do atendente seja monitorado, pois o principal objetivo desta prática é fazer com que todos os atendentes estejam comprometidos com o funcionamento pleno do estabelecimento.
Outro ponto fundamental para o sucesso de um projeto que muda toda a estrutura de remuneração, como o proposto aqui, é que a migração do modelo atual para o novo modelo não seja feita de forma brusca. Nossa sugestão é que se faça um acordo com os envolvidos e garanta a todos que, por um período pré-estabelecido (06 meses), não existirá a possibilidade do funcionário ter seu salário reduzido. Neste caso, é necessário que se tire uma média salarial dos últimos 03 meses do funcionário e que o mesmo receba sempre sobre o maior valor. Ou seja, se no