Planejamento Estratégico Governamental
ALUNO: Beto Barros
TAREFA 1
Questionário
1. Em que período e de que maneira a experiência com planejamento foi aprofundada no Brasil?
Resp.: A experiência com planejamento foi aprofundada no período militar (1964-1985) sendo implementada de forma centralizadora, autoritária e economicamente concentradora. Os planos durante a era militar eram planos de desenvolvimento e infraestrutura com objetivo de levar o país a se torna uma grande potência. Dentre os dez planos implantados durante esse período, podemos destacar o Plano de Metas, realizado no governo de Juscelino, que foi o marco inicial de desenvolvimento industrial brasileiro; e o Plano Nacional de Desenvolvimento I, implantado no governo de Médici, e o Plano Nacional de desenvolvimento II.
2. Diz-se que todas as decisões têm um custo e que, se equivocadas, demandam a absorção de custos de oportunidade econômicos e políticos. Explique isso.
Resp.: É um princípio básico da ação humana, da atuação das organizações, e também do PEG, o fato de que todas as decisões têm um custo de operação e que, se equivocadas, demandam a absorção de custos de oportunidade econômicos e políticos.
3. Como pode ser definido o Estado Necessário?
Resp.: O Estado Necessário é o estado político e econômico desejado por todo cidadão brasileiro que nasceu após a queda do regime militar com a redemocratização do país almejando melhor distribuição de renda e, consequentemente, melhor padrão de vida para os menos favorecidos.
4. Faça uma distinção entre o Estado Herdado e o Estado Necessário.
Resp.: O Estado Herdado corresponde as configurações política e econômica herdadas da era militar (1964-1985), de concentração de poder econômico e político que estabeleceu um tipo particular de relação Estado-Sociedade onde os menos favorecidos não tinham acesso e direito a nada.
O Estado Necessário é o estado político e econômico desejado por todo cidadão brasileiro que nasceu após a