Planejamento Estratégico Governamental
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE
MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ROSEMEIRE PEREIRA CORREA
RA: 68827
Planejamento Estratégico Governamental
NOVA LONDRINA - PR
2014
ROSEMEIRE PEREIRA CORREA
Planejamento Estratégico Governamental
Trabalho elaborado como requisito parcial de avaliação à disciplina Planejamento Estratégico Governamental – Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Modalidade de Educação a Distância.
Docente: Prof. Jose Santo Dal Pires; Prof. Paulo Rosa.
NOVA LONDRINA - PR
2014
UNIDADE 1
CONTEÚDOS INTRODUTÓRIOS AO PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL (CIPEG).
Na União das Republicas Socialistas Soviéticas, o planejamento se firmou como instrumento de organização da economia socialista constituindo uma metodologia de balanço intersetorial. O PEG (Planejamento Estratégico Governamental) era olhado pela esquerda como possibilidade de superação das relações sociais e técnicas e já pela direita como uma maneira de evitar as “falhas de mercado”, substituindo ainda que em partes o papel de regulador e alocador de recursos.
O Planejamento Estratégico Governamental recebeu estímulo da Organização das Nações Unidas (ONU) para sua adoção e implementação. A partir dos anos 40 em diante a ONU estimulou muito as técnicas de planejamento, principalmente nos países da América Latina. No Brasil o PEG surgiu nos anos 50 no governo de Juscelino Kubitschek, o PEG era como se fosse um plano de meta que viabilizou o seu slogan de campanha política. O processo de planejamento se aprofundou no regime militar. Nesse período, sucessivos planos foram elaborados, porém seguia-se o regime autoritário e centralizador, que eram características políticas na época. O planejamento entrou em descrédito com o processo