Planejamento estratégico governamental
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE
AUSÊNCIA DE ESPECIALIDADES MÉDICAS NO MUNICÍPIO DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA – MT
Wedila Martins Souza
São Félix do Araguaia - MT
INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje muito se fala em Planejamento Estratégico Governamental (PEG). O Planejamento Estratégico, que se tornou o foco de atenção da alta administração das empresas e instituições públicas, volta-se para as medidas positivas que uma instituição ou empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e dificuldades e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente.
Empresas de todos os tipos estão chegando à conclusão de que essa atenção sistemática à estratégia é uma atividade muito proveitosa. Empresas pequenas, médias e grandes, todos os tipos de organizações devem decidir os rumos que sejam mais adequados aos seus interesses.
O mais importante na utilização do Planejamento Estratégico é o seu estreito vínculo com a administração estratégica nas organizações. Não se pode tratar isoladamente o planejamento estratégico sem entrar no processo estratégico, contribuindo assim de forma mais eficaz com a gestão dos administradores na obtenção dos seus resultados. No caso do Município de São Félix do Araguaia, com o seu histórico de ausência de especialidades médicas, um Planejamento Estratégico Governamental para a busca de um resultado satisfatório para a população usuária do SUS no município seria a idéia mais cabível para solucionar o problema.
O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL? Com a mudança constante dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores negativos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores.
Questões como reduzido crescimento econômico,