Planejamento Estratégico Governamental
1 – Quais são as principais características que contrapõem o “Estado Necessário” ao Estado Herdado”?
O Estado Herdado – no caso brasileiro, o espólio da Ditadura Militar – se caracterizou pelo patrimonialismo e autoritarismo com clientelismo, intervencionismo e megalomania; e “não atendia ao projeto das coalizões de direita e muito menos daquelas de esquerda que, a partir da redemocratização, iniciada em meados dos anos de 1989”.
Já o Estado Necessário, se caracteriza pela inclinação em fazer emergir e atender às principais demandas da população e levar o país à estágios cada vez mais elevados.
2 – Disserte sobre a importância da democracia na construção de um modelo de Planejamento Estratégico Governamental voltado para transição do “Estado Herdado” para o “Estado Necessário”?
A transição do "Estado Herdado" para o "Estado Necessário", segundo Dagnino1, deve começar pela capacitação dos gestores públicos para a transformação das relações Estado-Sociedade. E é somente numa democracia que se pode encontrar as condições necessárias para a construção de um modelo de PEG capaz de mudar as estruturas governamentais de forma a atender principais demandas da população.
-----
A partir da leitura do conteúdo constante na Unidade III da apostila, responda as seguintes questões:
1) A partir do conceito de “momento”, explique a crítica de Matus à concepção convencional que trata o planejamento em etapas separadas e estanques. Além disso, descreva de forma simplificada os quatro “momentos” principais da Gestão Estratégica.
R: A crítica que se faz a concepção convencional se dá porque ela trata o planejamento como etapas separadas e estanques, enquanto “momento” dá a ideia de instâncias repetitivas pelas quais passam um processo encadeado e contínuo, sem começo e fim definidos.
2) Explique a importância da relação entre tempo e o vértice