beneficios do cafe
Os ideais benefícios da cafeína no organismo são pouco conhecidos. A cafeína e alguns de seus compostos anfetamínicos são classificados como substâncias psicoestimulantes, as quais possuem alto potencial de abuso e dependência, sendo consumida por uma grande parcela da população como um constituinte regular da dieta, seja no café, refrigerante e outros alimentos. Devido a diversidade de produtos contendo cafeína, ela hoje é considerada a substância psicoativa mais consumida no mundo.
A partir de 1615 o café começou a ser saboreado no Continente Europeu, trazido por viajantes em suas freqüentes viagens ao oriente. Até o século XVII, somente os árabes produziam café. Alemães, franceses e italianos procuravam desesperadamente uma maneira de desenvolver o plantio em suas colônias. Mas foram os holandeses que conseguiram as primeiras mudas e as cultivaram nas estufas do jardim botânico de Amsterdã, o que fez a bebida mais consumida no velho continente.
O crescente mercado consumidor europeu propiciou a expansão do plantio de café em países africanos e a sua chegada ao Novo Mundo. Pelas mãos dos colonizadores europeus, o café chegou à colônia do Suriname, em 1718, São Domingos, Cuba, Porto Rico e Guianas. Desta maneira, o segredo dos árabes se espalhou por todos os cantos do mundo.
No início, o café era conhecido apenas por suas propriedades estimulantes e a fruta era consumida fresca, sendo utilizada para alimentar e estimular os rebanhos durante viagens. Com o tempo, o café começou a ser macerado e misturado com gordura animal para facilitar seu consumo durante as viagens. Somente no século XIV, o processo de torrefação foi desenvolvido, e finalmente a bebida adquiriu um aspecto mais parecido com o dos dias de hoje.
A maioria das pessoas que toma café diariamente ignora quais são as