Café, uma chávena de benefícios e malefícios
Trabalho Científico de Técnicas de Informação e Comunicação de Engenharia Informática
Bruno Oliveira
Resumo
O café é uma das bebidas mais consumidas e antigas em todo o mundo. Teve origem na Etiópia, e provém de duas plantas, Coffea Arabica (café Arábica) e Coffea Canephora (café Robusta). O seu composto mais estudado e conhecido é a cafeína. O café apresenta algumas propriedades, sendo a sua principal função estimular o sistema nervoso central. O café é alvo de estudo por diversas instituições científicas que procuram comprovar os seus benefícios e malefícios na saúde.
Palavras-Chave: Alzheimer, Café, Cafeína, Diabetes, Doenças Cardiovasculares, Hipertensão
Abstract
Coffee is one of the most ancient and consumed beverage around the world. Originated in Ethiopia, it comes from two plants, Coffea Arabica (Arabica coffee) and Coffea Canephora (Robusta coffee). The most studied and known compound is caffeine. Coffee presents some properties, being its main function to stimulate the central nervous system. Coffee is the subject of study by various scientific institutions seeking to demonstrate its benefits and harms in health.
Keywords: Alzheimer, Cardiovascular diseases, Coffee, Caffeine, Diabetes, Hypertension
1. Introdução
O café é uma das bebidas mais antigas e consumidas no mundo, e em alguns países, como Portugal, tornou-se parte da cultura e um hábito social. O café foi descoberto na Etiópia, no século IX. Segundo a lenda, um pastor etíope observou que as suas cabras tinham mudado o seu comportamento após terem comido folhas da planta de café. Da Etiópia, o café foi levado de continente a continente, e como tal, a sua introdução na Europa foi durante o século XVII [1].
O café é preparado a partir de sementes, essencialmente, de duas plantas, Coffea Arabica (café Arábica) e Coffea Canephora (café Robusta) [2].
A maioria das pessoas que toma café pensam que o café contém apenas cafeína, contudo, o café