Planejamento estratégico: garantia de sobrevivencia da empresa
1.1 TEMA Planejamento estratégico como garantia de sobrevivência das empresas.
1.2 PROBLEMA Mais de 70% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros cincos anos de vida (SEBRAE). De que modo o planejamento estratégico pode CONTRIBUIR PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS EMPRESAS E PROPICIAR DESTAQUE NO MERCADO?
1.3 HIPÓTESES A decisão de realizar este estudo é definir a importância do planejamento e estabelecimento de metas, para orientação das estratégias a serem seguidas, proporcionado assim um ambiente mais confortável para a organização da empresa, fornecendo mais tranquilidade para a tomada de decisão, otimizando resultados.
1.4 OBJETIVOS
1.4.1 Objetivo Geral Demonstrar a importância de planejar, estabelecer metas e definir estratégias, minimizando riscos e contribuindo para a evolução da empresa.
1.4.2 Objetivos Específicos
• Definir o planejamento estratégico no ambiente empresarial;
• Esclarecer a sua importância;
• Descrever as etapas e princípios do planejamento;
1.5 JUSTIFICATIVA
O planejamento é uma ferramenta extremamente importante para as organizações dimensionarem suas projeções para o futuro, visando sua sobrevivência no mercado. Para Chiavenato (2003, p. 26) “desde quando o homem das cavernas se pôs à caçar, pescar ou lutar para poder sobreviver a estratégia sempre esteve presente como um plano antecipado do que fazer para ser bem sucedido”, percebemos assim que o planejamento não é algo recente, e sempre foi essencial para a vida dos homens e das sociedades organizadas. Com base nisso para sobreviver em um mercado altamente competitivo como o atual, é necessário estabelecer antecipadamente a finalidade da organização, seus objetivos, prever atividades e recursos necessários. A administração da empresa deve perguntar a si mesma:
• Onde estamos?
• Onde queremos chegar e como atuaremos para esse fim?
• A que distância estamos do que queremos alcançar?
•