Analise doze homens e uma sentença
Este filme relata o julgamento de um jovem de 18 anos que teve sua história de vida marcada por agressões, pobreza e desestruturação familiar e está sendo acusado de ter assassinado seu próprio pai a facadas. Chegado o momento da decisão, o Juiz orienta aos doze jurados quanto a regra básica a ser por eles utilizada para a definição do veredicto, o qual poderia conduzir o réu à pena de morte pelo crime de homicídio.
O desenrolar da trama então transcorre em uma sala onde os jurados se dirigem para a decisão final. Este espaço a eles reservado, pois não possuía ventilação e os mesmos permaneceram trancados transmitindo a impressão de desconforto e fobia.
Os doze jurados reunidos, em sua maioria, ansiosos para encerrarem sua participação e preocupados com outros afazeres pessoais, logo concordaram que se fizesse uma votação simples, sem discussão prévia, e estes foram surpreendidos quando o Jurado nº 8 posicionou-se contrário a condenação tendo em vista que não estava convencido quanto a culpabilidade do jovem. Tão logo se encerra a primeira votação, este mesmo jurado propõe que seja feita a análise das provas e das testemunhas para que o veredicto fosse o mais justo possível.
Sob a contrariedade da maioria, houve então o desenrolar das discussões e das votações e pouco a pouco owww.trabalhosfeitos.comerística de cada um dos jurados: seus valores, suas atividades, suas motivações e seus preconceitos.
O Jurado nº 8, através de colocações concisas e pertinentes foi desconstruindo a tese de imputação de culpa ao jovem e a cada votação os jurados foram sendo por ele convencidos a mudarem seus votos e ao final o jovem foi declarado inocente.
Relação entre o filme e os Conceito de Planejamento da Negociação / Ética e Antiética
• A sala destinada ao júri mostrou-se desfavorável a negociação, devido às condições inadequadas;
• O Jurado nº 8 demonstrou possuir habilidades inerentes ao bom negociador: domínio do