Análise do Filme "Doze homens e uma sentença"
Ao mudar o seu voto, cada um terá que rever conceitos e vai querer que sua decisão seja respeitada. Nesse processo, as características da personalidade de cada um comecem a aflorar, surgindo então os conflitos e as emoções que exercem influência no comportamento das pessoas.
O filme mostra a fragilidade estrutural e a complexidade de um grupo constituído de pessoas comuns. Mostra também os fatores críticos envolvidos no processo decisório, evidenciando como as pessoas trazem para o grupo e para a tomada de decisão seus padrões, condicionamentos e história de vida; evidencia as diferenças individuais que levam as pessoas a, na análise de um mesmo fato, visualizarem ângulos e verdades diferentes; e analisa a capacidade e características do processo de negociação.
O jurado número 8, o Sr. Davis, é o único que duvida da culpa do jovem e tenta ao longo do filme convencer os outros a repensarem a sentença. Ele usa de varias ferramentas em sua argumentação. Primeiramente, ao expor o motivo de seu voto, ele demonstra tranquilidade e sugere varias questões que devem ser retratadas antes de uma decisão final, o que já começa a influenciar na opinião de