Planejamento Estratégico Aplicado as Organizações
As organizações de hoje, modernas e complexas, não funcionam mais como no passado, as quais eram comparadas com máquinas de engrenagem, onde tudo funcionava mecanicamente.
No momento atual, as organizações vêm enfrentando um ambiente extremamente competitivo, inseridas em uma sociedade ditada por novos paradigmas. Nesse contexto, para continuarem no mercado e crescendo, estas necessitam mudar; criando rapidamente aplicações estratégicas.
Nesse cenário, o planejamento se torna uma ferramenta essencial, contribuindo para o sucesso do todo, possibilitando às organizações a adotarem um comportamento proativo, se antecipando às situações de crise e se tornando capaz de atuar e agir depressa, se adaptando rapidamente às exigências de mudanças.
O planejamento estratégico é um processo complexo e abrangente, não simplesmente constitui uma resposta informal ou casual a uma crise; é a capacidade da organização de interagir com o ambiente e de atingir seus objetivos.
A estratégia define o comportamento da organização em um mundo dinâmico e competitivo. E para se obter um bom resultado de um processo estratégico, é vital que os envolvidos no projeto tenham compreensão da identidade organizacional, quais objetivos a serem alcançados, como atingir esses objetivos e o conhecimento de fatores que influenciam o ambiente interno e externo.
A estratégia empresarial pode ser entendida pelo caminho que a empresa seguirá, tanto pela especificação dos produtos com os quais a empresa pretende atingir seus objetivos e dos mercados onde ela pretende operar como o perfil de competência da empresa em relação aos seus concorrentes.
A estratégia é condicionada pela missão da organização, pela visão do futuro e pelos objetivos principais desta organização.
A missão é a razão de ser de uma organização, o que ela faz e como faz, a finalidade e motivo pela qual ela foi criada. A missão é a base para toda decisão tomada em um Planejamento