Planejamento estrategico
Planejar é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer, para o alcançar objetivos, de maneira mais eficiente e eficaz, com a melhor utilização dos recursos disponíveis na empresa, sendo de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção das ações a serem seguidas, levando em conta a análise das condições do ambiente interno e externo. Nesse processo de planejamento, devem ser observados e reforçados alguns pontos: a missão, a visão de futuro, os objetivos e os projetos que visam a mudança desejada, de maneira a definir metas de longo prazo.
2. Elementos
O planejamento estratégico indica condições para a transformação de ideias em realidade. Os principais elementos que compõem um planejamento são: missão, visão de futuro, valores, cenários, objetivos estratégicos, indicadores e metas.
2.1. Missão
Conforme Rebouças pg. 109....., “Missão é a razão de ser da empresas. Nesse ponto procura-se determinar qual o negócio da empresa, porque ela existe, ou ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro.”
Ainda, conforme Rebouças...devem ser levados em conta alguns pontos numa boa descrição e formulação da missão:
Qual a razão de ser da empresa?
Qual a natureza do(s) negócio(s) da empresa?
Quais os tipos de atividade em que a empresa deve concentrar seus esforços no futuro?
O que a empresa vende e pretende vender no mercado? È agilidade? È conhecimento? È diferenciação? È inovação?
Quais os fatores de influência nestas vendas?
Qual o diferencial de conhecimento necessário para estas vendas?
Quais os mercados alvo, os clientes, os produtos e serviços?
Qual o diferencial competitivo da empresa?
Qual a região de atuação da empresa?
Qual a imagem que a empresa faz de si própria e pela qual quer ser reconhecida? Qual a imagem que o mercado tem da empresa?
Quais a