convicçao
Porem Rawls afirma que a existência de uma ordem de razoes politicas não é provada por meio de argumentações, pratica compartilhada ou no seu êxito. Mais precisamente o êxito da pratica compartilhada entra aqueles que são racionais é que nos autoriza a dizer que uma ordem de razoes existe.
Ou seja, se aprendermos a utilizar e aplicar os conceitos de juízo, fundamentação e evidencia e descobrirmos que usando os princípios e critérios podemos chegar a um acordo ou pelo menos reduzir nossas desconcordâncias isso sim nos sustentara a convicção de que razoes objetivas existem.
A explicação de nossas convicções é comum: sustentamos um juízo e o julgamos corretos porque supomos ter aplicados de maneira adequada.
A respeito do construtivismo, nenhuma das visões construtivistas sustenta os fatos que são relevantes na argumentação e no juízo pratico são construídos, tampouco que a concepção da sociedade e do individuo é construída, pois a ideia de construir fatos parece incoerente.
Um procedimento construtivista é concebido de modo que produza princípios e critérios que especifiquem quais fatos são relevantes para a deliberação pratica.
Sendo assim, o que supomos é que a concepção politica constitua fatos sobre as possibilidades de construção.
O construtivismo politico não necessita de argumentações, mas so podemos aceitar quando tais fatos são articulados de modos coerentes a qual julgamos aceitáveis.