direito e legislação
Curso: Pedagogia
Disciplina: Direito e Legislação
Aluna: Elaine Mendonça RA: 7414639268
DIREITO CONSTITUCIONAL
Brasília, Abril 2014.
Introdução
Neste trabalho será abordado o limite dos direitos. Devemos nos preocupar não só com os nossos direitos e deveres como também garantir que o direito do nosso próximo também seja respeitado.
LIMITES E DIREITOS
Direitos e deveres são palavras que caminham juntas quando o assunto é a vida em sociedade. Afinal, para exigirmos direitos é necessário que estejamos em dia com nossos deveres.
Não podemos invadir o espaço alheio como justificativa para a nossa liberdade. Como dizem, nosso direito acaba quando começa o do outro. E é nessa perspectiva que devemos compreender que existem sim limitações em nossos direitos para que abusos não sejam cometidos em prol de um absolutismo egoísta.
Todos dividem o mesmo espaço e as mesmas leis e afrouxá-las seria o mesmo que derrubá-las para vivermos na selva como senhores de nós mesmos: sem limites, sem consciência. Apenas desfrutando do que acreditamos que sejam os nossos direitos sem ao menos nos preocuparmos com o outro lado da moeda: os deveres.
Conclusão
Os direitos são parte importante da vida em sociedade bem como os nossos deveres são indispensáveis. Não conseguiremos ser um grande grupo se pensarmos somente em nossas necessidades e pisarmos nas garantias de outros. Também não podemos permitir que esse tipo de coisa ocorra, pois o importante é cada um seja respeitado da maneira que é, indiferente de qualquer fator que alguns ousam classificar como inferioridade.
Bibliografia
1. Lei Maria da Penha. Medida protetiva não fere direito de ir. (Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso. Revista Jus Vigilantibus, Quarta-feira, 15