planejamento estrategico unidade 2
Justificativa: O aumento dos gastos do governo, o crescimento da economia brasileira e o avanço na fiscalização contribuíram para que o peso dos impostos tenha crescido no bolso do brasileiro. O aumento da quantidade de impostos não resolve o problema. Há uma linha de economistas que defendem a ideia de que se deve lutar pela redução do Estado e pelo controle de sua dívida e do volume de emissão de moeda. Com a redução do Estado haverá menos gastos públicos e, assim, sobrará mais recursos para saúde, educação e segurança. O controle da dívida possibilitará o resgate do poder de investimento do Estado e o controle do volume de emissão de moeda não permitirá o abuso no crescimento da oferta de crédito, combatendo assim a inflação. Pergunta 2 Sabemos que tributos, recursos, impostos e multas têm naturezas diferentes. O que entendemos por “taxas”? a.Tributo que está vinculado (contraprestação) a um serviço público específico, prestado ao contribuinte pelo poder público.
Justificativa: A diferença entre “tributos”, “impostos”, “contribuições” e “taxas”.
• Tributos: os tributos formam a receita da União, dos estados e dos municípios e abrangem impostos, taxas, contribuições e empréstimos compulsórios.
• Impostos: não há uma destinação específica para os recursos obtidos por meio do recolhimento dos impostos. Em geral, são utilizados para o financiamento de serviços universais, como educação e segurança.
• Contribuições: elas são divididas em dois grupos - de melhoria e especiais.
• Taxas: esse tributo está vinculado (contraprestação) a um