planejamento estrategico do serviço social
Determina e mostra o propósito organizacional nos critérios de: Missão, Objetivos, Estratégias, Metas e Ações. Delimita os domínios de atuação. Método pelo qual se define a mobilização de seus recursos para alcançar os objetivos propostos. É um planejamento global a curto, médio e longo prazo.
Melhora a Comunicação;
Aumenta a capacidade gerencial para tomada decisões;
Promove uma consciência coletiva;
Proporciona uma visão de conjunto;
Direção única para todos;
Planeja e implanta decisões;
Mensurar os resultados;
Avalia os resultados;
Adota ações corretivas;
Definição da missão;
Definição de indicadores;
Analise do ambiente;
Definição dos objetivos;
Formulação de Estratégias, Metas e Ações;
Planejamento → Implementação → Controle Estratégico;
FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
É a mobilização de todos os recursos no âmbito global visando atingir objetivos definidos previamente. É uma metodologia gerencial que permite estabelecer o caminho a ser seguido, visando elevar o grau de interações com os ambientes interno e externo.
O planejamento estratégico procura responder a questões básicas, como: Por que a organização existe? O que e como ela faz? Aonde ela quer chegar? Dele resulta um plano estratégico/trabalho, ou seja, conjunto flexível de informações consolidadas, que serve de referência e guia para a ação organizacional.
Consiste na determinação do curso de ações que possibilitarão a realização dos objetivos. A organização define os objetivos globais que pretende alcançar a curto, médio e longo prazo e estabelece a ordem de importância e prioridade em uma hierarquia de objetivos. De um modo geral, o planejamento estratégico refere-se ao produto (serviços que determinada organização presta). Levanta os indicadores para decisões sobre o futuro como:
Objetivos organizacionais a curto, médio e longo prazo e seu desdobramento;
Atividades escolhidas, isto é, serviços