A ESTRATÉGIA NO SERVIÇO SOCIAL
Rita Stüpp
Prof° Arlei Ávila Iucksh
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Serviço Social (SES0031) – Pratica do Módulo
00/10/2012
RESUMO
O planejamento é um importante aliado ao exercício do trabalho profissional, pois permite antecipar possíveis e certas mudanças do ambiente externo em que a sociedade está inserida continuamente. O planejamento deve ser tratado como um processo primordial ao trabalho profissional, pois é um método aplicado para a intervenção profissional, ou seja, o profissional deve investigar e analisar a realidade para assim propor uma intervenção eficaz.
O planejamento social busca utilizar de forma harmônica o planejamento estratégico, ampliando a participação dos vários níveis profissionais existentes dentro da sociedade. Nesse sentido, a tomada de decisão se torna elemento fundamental, pois corresponde com as diferentes escolhas dentro do processo. O Planejamento Estratégico é o ato de planejar as atuações a serem realizadas pelas Organizações Governamentais e Não-Governamentais, bem como Empresas com fundamentação na coerência. Em relação a Estratégia dificilmente se encontra uma única definição, a ideia mais resumida e simples de estratégia é arte de planejar. das Estratégias serão apresentados quatro tipos de estratégias organizacionais: defensiva; prospectiva; analítica e reativa, que ajudarão no melhor entendimento.
Palavras-chave: Serviço Social; Planejamento; Estratégias.
INTRODUÇÃO
Neste artigo, por meio de tópicos e reflexões serão apresentado temas relacionados ao Planejamento, Estratégias, tudo voltado ao Serviço Social. O Planejamento é uma ferramenta gerencial que proporciona a sensibilidade para identificar, ao longo do tempo, ações necessárias ao enfrentamento de estrangulamentos e desafios institucionais que devem ser vencidos.
O planejamento social é um instrumento de fundamental importância para o desenvolvimento de trabalho do