planejamento escolar
1
Planejar a educação implica a tomada de decisões, e a transformações destas decisões em ações que abrange toda a comunidade escolar. De acordo com Baia Horta:
O planejamento educacional constitui uma forma específica de intervenção do estado em educação, que se relaciona, de diferentes maneiras historicamente condicionadas,com as outras formas de intervenção do Estado, em educação
(legislação e educação publica), visando a implantação de uma determinada Política
Educacional do Estado, estabelecida com a finalidade de levar o sistema educacional a cumprir funções que lhe são atribuídas em quanto o instrumento deste mesmo Estado(BAIA HORTA 1991).
Tomando por base a história do nosso país, o planejamento educacional se faz por uma forma de exercício do controle,por parte do estado, sobre a educação, cujo o cume se observou durante o regime militar (1964-1985) o governo produziu sucessivos planos, dos quais resultaram uma intensa burocratização do sistema escolar. O aperfeiçoamento desta burocracia corresponde ao desenvolvimento econômico do País, o que implica no desenvolvimento de vários stores inclusive o da educação.
Vale lembrar que esta burocracia, refere-se a burocracia de Max Weber, que definiu a burocracia como uma organização baseada em regras e procedimentos regulares e divisão de tarefas. Diferentemente do significado da burocracia moderna, que é utilizado para designar um tramite de um documento, processo etc, o que deveria ser chamado de disfunção burocrática.
A partir da ditadura militar que o