Planejamento escolar
O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em fase dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
Há três modalidades de planejamento, articuladas, entre si o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula.
Importância do planejamento escolar
O trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, em cujo centro está na aprendizagem ou estudo dos alunos sob a supervisão do professor. O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. O planejamento tem as seguintes funções: explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente, assegurar a racionalização, organização, e coordenação do trabalho, prever objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, assegurar a unidade e a coerência de trabalho docente, atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos e facilitar a preparação das aulas.
Para que os planos sejam efetivamente instrumentos para a ação, devem ser como um guia de orientação e devem apresentar ordem seqüencial, objetividade, coerência e flexibilidade.
• O PLANO DE ESCOLA
É um guia da escola de orientação para o planejamento do processo de ensino. Os professores precisam ter em mãos esse plano abrangente, não só para uma orientação do seu trabalho, mas para garantir a unidade teórico-metodológico das atividades escolares. Enquanto orientação geral de trabalho docente deve ser consensual entre o corpo docente. Elaborado por um ou mais membros do corpo docente e, em seguida, discutido. É um produto do trabalho coletivo, a não confluência em torno dos princípios básicos de