Planejamento educacional
No âmbito informal, o planejamento refere-se ao que as pessoas fazem sem grandes esforços mentais: planeja-se para comer, descansar; enfim, decide-se o rumo a seguir. Tal planejamento pode ser idealizado em longo, curto e médio prazo. Existe o planejamento com caráter formal, no qual a ideia de sistematizar os pensamentos e estudos é fortalecida. Geralmente, ele se torna mais exigente à medida que se precisam suprir determinadas necessidades ou alavancar novos métodos. No sentido de planejamento formal, tudo deve ser minimamente organizado, uma vez que isso favorece à efetivação de objetivos já delimitados. No âmbito escolar, predomina o planejamento de caráter formal, já que ele permite a organização e sistematização das propostas de ensino.
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
O planejamento é essencial para tudo aquilo que se almeja, ele é quem aponta direções ao alcance dos objetivos. É pelo fato de o planejamento ser importantíssimo que ele requer cuidados específicos para se tornar possível o processo de reflexão sobre aquilo que já se fez ou pretende fazer.
PLANEJAMENTO
O termo planejamento refere-se à ideia de preparar, projetar, programar. Assim, é possível inferir que planejamento envolve o pensar em algo que vai acontecer. Nesse sentido, ele passa a ser uma ação dependente de determinados elementos essenciais para o alcance do que está se propondo a fazer. Historicamente, percebe-se que planejar é algo extremamente presente na vida. Planeja-se absolutamente para tudo, desde comer, tomar banho, dirigir, caminhar, estudar, trabalhar. Mengolla e Sant’Anna (apud CASTRO; TUCUNDUVA; ARNS, 2008, p. 51) afirmam que “[...] planejar é uma realidade que acompanhou a trajetória histórica da humanidade. O homem sempre sonhou, pensou e imaginou algo na sua vida.”
É a partir daquilo que o homem idealiza para si que ele começa a trilhar o caminho para alcançar seus objetivos que pretende alcançar em curto, médio ou longo prazo,