Planejamento de recursos empresariais
Resumo: Este trabalho discutirá a implantação de um sistema do tipo ERP em uma empresa. Apresentaremos uma breve introdução de como os sistemas do tipo ERP surgiram no mercado e quais as principais vantagens e desvantagens da implantação deste sistema em uma empresa.
Fizemos uma seleção de softwares de aplicativos empresariais e decidimos falar sobre a líder do mercado, a SAP, fundada em 1972.
Introdução: Os ERPs são sistema de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em uma única plataforma de software.
O ERP em termos gerais é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios [3]; é um sistema que busca informações em outros sistemas espalhados pela empresa com o principal objetivo de consolidar estas informações em um único sistema.
(ERP)
O ERP é um sistema de informação para a gestão integrada de processos que cobre todos ou parte dos negócios de uma organização e suas interações com a cadeia de fornecedores, clientes e governo. O ERP integra as informações entre os processos de negócios de forma automática e em tempo real, permitindo uma melhor gestão, melhoria de processos, maior produtividade e redução de custos. Por integrar as melhores práticas de negócios do mercado, os ERP produzem transformações positivas nos negócios das empresas. Permite que as empresas resolvam rapidamente problemas de conformidade com assuntos regulatórios e fiscais, garantindo a conformidade através de atualização no software quando houver mudanças na legislação.
Um ERP deve fornecer suporte para as seguintes áreas de negócios:
Finanças/Contabilidade: Livro Razão; Contas a Pagar; Gestão de Caixa; Ativo Fixo; Contas a Receber, Orçamento e Conciliação de Contas; etc.
Recursos Humanos: Folha de Pagamento; Treinamento; Benefícios; Recrutamento; etc.
Manufatura: