Historia do direito
Da forma como descreve o Dicionário Aurélio a semântica estuda as mudanças ou translações sofridas no tempo e no espaço pelas significações das palavras. O autor Paulo Nader em seu livro pagina 75, 34° edição, ratifica que a semântica é o mundo das palavras. Dentro da semântica o Direito também tem sua história. Entende-se então, que Direito provem de um conjunto de normais e regras que caracterizam e sistematizam as relações sócias. Vale dizer que o principal modo de aplicação vem do Estado.
Desenvolvimento
A semântica tem origem grega, iniciou-se no fim do século XIX com duas regras linguísticas:
1. Filosófica
2. Lógica
Só a forma lógica se aplica ao direito, pois dentro do Direito a semântica é a ciência que estuda as significações dependendo das concepções, buscando classificar as normas jurídicas apontando não primar pelo rigor excessivo levando em conta o âmbito de validade das normas. Segundo Caio Mario Direito é o principio de tudo que é bom e justo para adequação do homem e da vida social, tendo suas significações semânticas tudo é correto, aquilo conforme as Leis e o conjunto de Leis. O Direito se ramifica em varias formas de estudo, ela se adequa para cada direção a ser seguida.
A semântica dentro do direito considera cada objeto de estudo como um signo integrante que corresponde a um termo jurídico um dispositivo de lei ou a todo ordenamento jurídico ou sua totalidade , não se pressupõe apenas ao raciocínio de índole formalista e sim vinculado a discurso que articulam valores da jurisprudência que estabelecem a definição de determinados integrados a linguagem do direito.
Entretanto, o direito antes de tudo um produto cultural. E, como produto cultural, sofre, em considerável quantidade, os influxos ideológicos. Os valores ideológicos e culturais, em qualquer atividade de hermenêutica, influenciam sobre o significado de qualquer norma.
E importante salientar que a lei é instrumento do direito, e como tal ela que define os