ERP - PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CARACTERÍSTICAS DE UM SISTEMA ERP 4
3 PORQUE USAR UM SISTEMA ERP 5
3.1 DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO ERP 6
4 SOFTWARES VOLTADOS PARA ERP 7
5 CONCLUSÃO 8
6 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, é muito complicada a tarefa de organizar e gerenciar diferentes setores de uma grande empresa e ou uma instituição. Vários problemas relacionados à gerência ou otimização de processos são encontrados e quanto maior for a organização, mais complexo e difícil será gerir todos os processos, principalmente sincronizá-los sem dados redundantes. É com essa premissa que o ERP ou em tradução direta, Planejamento de Recursos Empresariais vem para sanar diversos tipos de problemas que hoje são comuns mesmo em pequenas empresas.
Podemos apresentar o ERP como um software que integram dados e processos em um único sistema com uma arquitetura modular, auxiliando os gestores em diversas atividades de integração de uma empresa.
Este trabalho mostra a importância que um sistema de planejamento de projetos pode ter em uma instituição, mostrando porque hoje muitas empresas precisam usá-lo, como por exemplo, para a integração de diversos setores com dados não-redundantes e sempre acessíveis a cada departamento que o solicite. Também são apresentadas as vantagens, desvantagens e comparações entre diversos softwares voltados ao ERP.
2 CARACTERÍSTICAS DE UM SISTEMA ERP
Um sistema denominado ERP, tem algumas características que o define como sendo um software voltado ao gerenciamento empresarial, as principais são:
Software Multi-Modular
É a característica básica de um ERP, por ser um software totalmente modular, ou seja, por poder se dividir em módulos, o software ERP pode ter funções constantemente aumentadas.
Integração de dados e processos em um único sistema
A integração de dados e processos em um único sistema é essencial em um