Osmose da sardinheira
Caracterização das Personagens
AMA:
Ama é a personagem principal, e é em torno dela que se desenrola toda a acção. Revela-se uma mulher sensual e precipitada, incapaz de controlar os seus impulsos durante a ausência do marido. Essa sensualidade leva-a a aceitar sem dificuldade o assédio dos seus dois pretendentes, Castelhano e Lemos.
As suas duas vertentes: A sua hipocrisia e falsidade são evidentes, apesar do comportamento claramente imoral, procura por todos os meios preservar a imagem pública de uma mulher honesta e virtuosa. A imagem que ela procura transmitir para o exterior, para o marido e para os próprios amantes contrasta com o seu efectivo comportamento. Só nos monólogos e nos diálogos com a Moça é que ela revela sem disfarce a sua verdadeira maneira de ser. A Ama representa todas aquelas mulheres que, abandonadas pelos maridos empenhados na aventura ultramarina, se mostravam incapazes de resistir ao assédio dos pretendentes, caindo em adultério.
MOÇA: Representa os trabalhadores domésticos, obrigados a submeter-se aos caprichos e maus tratos dos patrões, mas tendo um estatuto especial. Por um lado, é uma personagem, ao mesmo nível das outras, na medida em que intervém no desenrolar dos acontecimentos. Assume então o papel de confidente e amiga, a sua presença permite à Ama revelar o seu verdadeiro carácter, que ela esconde, quer do marido, quer dos amantes. É fiel à sua ama, que nunca a denuncia, perspicaz e atenta aos comportamentos da sua senhora, sensata, pois não se deixa iludir pela grandeza das outras personagens, crítica, é a única personagem que mostra ser capaz de distinguir claramente o certo do errado.
Castelhano: É uma personagem de origem social e humilde, oportunista procura imediatamente seduzir a Ama, assim que se apercebe da ausência do marido. Utiliza como estratégia de sedução o elogio e o seu estatuto humilde. Ao mesmo tempo revela-se um arrogante, e muito valente. A imagem de homem