dDWF
Osmose em celulas da epiderme das petalas de sardinheira
Assinar para acessar o trabalho completo
Enviado por Joana221, nov. 2011 | 7 Páginas (1704 Palavras) | 83 Consultas |
4.5 12345
| Denunciar |
Escola Secundária José Saramago Ano Lectivo 2010/2011
(Observação microscópica do processo de osmose em células da epiderme de pétalas vermelhas de sardinheira)
Introdução
Com estaactividade prática de laboratório pretendeu-se observar o efeito do processo de transporte transmembranar em células vegetais (da epiderme da pétala vermelha de sardinheira), a osmose, em que a águadestilada é transportada do meio extracelular, um meio hipotónico, para o interior do vacúolo, um meio hipertónico, ou vice-versa, de modo a diminuir ou aumentar a concentração do vacúolo, ficando acélula ou túrgida ou plasmolisada, respectivamente, dependendo do sentido do transporte da água, se é do exterior ou do interior da célula.
Nesta actividade laboratorial, a pétala de sardinheirafoi preparada em 3 meios de montagem distintos, na solução de Ringer (meio de montagem isotónico relativamente ao meio intracelular), na solução de NaCl a 15% (meio de montagem hipertónico em relaçãoao meio interno da célula) e na água destilada (meio de montagem hipotónico em relação ao meio intracelular).
Fundamento Teórico
Segundo a Teoria Celular, a célula é a unidade básicaestrutural e funcional de todos os seres vivos (vida), ou seja, todos os seres vivos são constituídos por células, onde ocorrem os processos vitais.
As pétalas vermelhas de sardinheira são compostaspor inúmeras células eucarióticas vegetais, isto é, são células que possuem um núcleo bem definido e organizado, sendo que este é delimitado por um invólucro. Os constituintes das células eucarióticasvegetais são: o nucléolo, o núcleo, o retículo endoplasmático, os ribossomas, o complexo de Golgi, o vacúolo, as mitocôndrias, os cloroplastos, o citoplasma, a membrana plasmática e a