Osmose
Ana Filipa nº3
Ana Teresa nº5
João Esteves nº12
10ºA
Abril, 2013
Introdução Teórica:
Segundo a Teoria Celular, a célula é a unidade básica, estrutural e funcional de todos os seres vivos, ou seja, todos os seres vivos são constituídos por células, onde ocorrem os processos vitais.
As pétalas vermelhas de sardinheira são compostas por inúmeras células eucarióticas vegetais, isto é, são células que possuem um núcleo bem definido e organizado, sendo que este é delimitado por um invólucro. Os constituintes das células eucarióticas vegetais são: o nucléolo, o núcleo, o retículo endoplasmático, os ribossomas, o complexo de Golgi, o vacúolo, as mitocôndrias, os cloroplastos, o citoplasma, a membrana plasmática e a parede celular. Nas células da epiderme das pétalas, o vacúolo é, normalmente, desenvolvido e contém pigmentos dissolvidos na água, sendo estes responsáveis pela cor característica das pétalas.
Citoplasma
Núcleo
Parede Celular
Fig.1- Célula Eucariótica Vegetal
De todos os constituintes da célula eucariótica vegetal apresentados acima, a membrana plasmática é aquele que tem mais importância para o transporte de substâncias entre o meio intracelular e o meio extracelular, pois constitui uma barreira selectiva, através da qual a célula processa trocas de substâncias e de energia com o meio. As substâncias transportadas através da membrana plasmática são transportadas de forma desigual, pois a membrana pode facilitar, dificultar ou impedir a passagem dessas substâncias porque tem uma propriedade que lhe permite “seleccionar” as substâncias que quer permitir que passem do meio interno da célula para o meio externo da célula ou vice-versa, sendo essa propriedade designada por permeabilidade selectiva.
Existem 4 tipos de transportes transmembranares, a osmose, a difusão