osmose
A osmose é um processo físico em que a água se movimenta entra dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável. Neste processo, a água passa de um meio hipotónico (menor concentração de soluto) para o meio hipertónico (maior concentração de soluto). O processo finaliza-se quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto.
Objetivo:
Compreender os efeitos que as diferentes substâncias (H2O e NaCl) têm sobre o vacúolo.
Material:
- Microscópio ótico
- Lâminas e lamelas
- Pinça
- Agulha de dissecação
- Conta-gotas
- Papel de filtro
- Água destilada
- Solução de cloreto de sódio (12%)
- Pétalas vermelhas de sardinheira
Procedimento:
1. Com o auxílio da pinça, destacou-se dois fragmentos da epiderme superior das pétalas.
2. Montou-se um dos fragmentos numa gota de água destilada (entre lâmina e lamela). Marcou-se a preparação com a letra A.
3. Repetiu-se o passo anterior, mas com uma gota de solução de cloreto de sódio a 12%. Marcou-se a preparação com a letra B.
4. Observou-se ambas as preparações ao microscópio ótico. Elaboraram-se esquemas explicativos do que se observou (indicando na legenda a ampliação utilizada).
5. Na preparação B, com auxílio do conta-gotas, colocou-se num dos bordos da lamela uma gota de água destilada. No bordo oposto, com o papel de filtro, absorveu-se a solução de sódio para a substituir pela água destilada.
6. Observou-se novamente ao microscópio e registou-se as diferenças que se foram verificando.
Discussão:
Quando o fragmento da epiderme da pétala é colocado em água destilada, o vacúolo expande pois entra água dentro da célula de modo a igualar a concentração de soluto entre os dois meios. Por outro lado, quando o fragmento da epiderme da pétala é colocado em cloreto sódio, o vacúolo diminui pois a água que se encontra dentro da célula sai, pois a concentração dentro da célula é mais elevada, de