Planejamento com o ERP
O planejamento da cadeia de suprimento começa com um modelo conceituado das atividades que devem ser realizadas , determina o tempo necessário para o processamento de cada componente e, em seguida, programa cada processo de forma a concluir a sequencia no momento correto. Em um nível mais abrangente, o atendimento da demanda é composto de três processos fundamentais :adquirir os materiais necessários, fabricar os produtos e distribui-los aos clientes . com intuito de esclarecer essa discussão,tratarei esses processo de forma estritamente sequencial , ou seja ,cada processo é desencadeado pela conclusão do processo anterior .é uma representação correta do funcionamento da programação, mas na pratica é possível haver sobreposições entre esse processos mais importantes. Por exemplo, a produção pode ter inicio assim que os materiais chegam, mesmo que o processo de compras ainda esteja em andamento. Da forma a, produção da fabrica normamente seria encaminhada ao canal de distribuição assim que saísse da linha, em vez de esperar pela conclusão da produção inteira.
A primeira etapa da empresa devera ser a definição clara dos objetivos do projetos detalhados qual deverá ser o nível de automação, ressaltando quais departamentos devem ser atendidos pelo projeto.
Objetivo do projeto esta diretamente relacionando com o investimento, desta forma é necessário equalizar este dois fatores para obter um resultado esperado. O ideal é encontrar um ponto de equilíbrio entre os objetivos e os valores. Antes da definição final dos objetivos poderão ocorrer ajustes, pois quanto maior a automoção, maior o investimento necessário. Inicialmente, o projeto deve atender as expectativas básicas de cada setor podendo até levantar os futuros investimentos de médio e longo prazo. Ao dividir o objetivo em projetos menores , a visão do negocio passa a ser mais clara, facilitando a integração entre os módulos. Neste caso é muito mais interessante onde aprendermos com a