Planejamento de Recursos Empresarias - ERP
Com o avanço da Tecnologia da Informação, as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suas atividades. Geralmente, em cada empresa, vários sistemas foram desenvolvidos para atender aos requisitos específicos dos diversos setores de negócio, departamentos e escritórios. Por exemplo, o departamento de planejamento da produção utiliza um sistema próprio e o departamento de vendas utiliza outro. Dessa forma, a informação fica dividida entre diferentes sistemas.
O principal problema dessa divisão de informações, é a dificuldade da obtenção de informações firmes. Os sistemas ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) solucionam esses problemas ao agregar, em um só sistema integrado, funcionalidades que suportam as atividades dos diversos processos de negócio das empresas.
O objetivo desse trabalho é mostrar o que é o ERP, como funciona, quais são suas vantagens e desvantagens e qual a sua importância dentro de uma empresa.
Enterprise Resource Planning ou ERP, são sistemas de informação que em um único sistema integram todos os dados de uma empresa, proporcionando assim, um melhor gerenciamento da organização. É uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa como, finanças, recursos humanos, compras, vendas e produção, possibilitando o relacionamento de informação que auxiliam no processo de tomada de decisão.
Funciona da seguinte forma: o sistema coleta dados dos principais processos de negócios e os armazenam em um único banco de dados, que pode ser utilizado por todos os setores da empresa. Com as informações fornecidas, torna-se mais fácil o gerenciamento das operações diárias da empresa, obtendo uma visão mais ampla do negócio. O ERP proporciona maior confiabilidade dos dados, evitando possíveis falhas humanas. Esses sistemas agilizam os processos de negócios, fazendo com que todos os setores da empresa troquem informações, como, o setor de vendas pode