Planejameno Estratégico
Visando acompanhar o processo de globalização, a competitividade, o dinamismo e o avanço da tecnologia, o processo de desenvolvimento e evolução nos negócios está ainda mais rápido e eficiente. A cada modernização dos processos, desenvolvimento e inovação da tecnologia, é exigido cada vez mais dos profissionais conhecimentos específicos, experiência e aperfeiçoamento daqueles que atuarão em determinadas áreas.
Na sociedade contemporânea a necessidade de um bom relacionamento entre a organização e o ambiente externo, a flexibilidade e a habilidade de inovar competências ficam cada vez mais em foco, em busca de uma adequação mais apropriada para o momento que se encontra.
O gerenciamento coach é um exemplo radical de gerenciamento focado em transformação, inovação e mudança.
Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente
Para um bom desempenho, o gerente deve ter além de qualquer qualificação, forte habilidade estratégica, planejamento, controle e liderança. Essas tarefas devem ser aplicadas e analisadas para administra de melhor forma, afim de atingir um grau de excelência e superação de desafios.
Uma das principais tarefas que devem ser desenvolvidas com as equipes nas organizações contemporâneas pelos seus líderes é o gerenciamento "coach", que diz respeito a transformação do gerente tradicional. O gerenciamento "coach" tem como objetivo administrar as equipes de forma inovadora, pois a posição de um gestor está na condição de orientar o time que o lidera percebendo os pontos que estão em desvantagem, dando a direção correta quando necessário, motivando, educando e energizando todos da equipe. Podemos conceituar a palavra coach através do seguinte trecho:
Coach significa treinador/orientador (SOUZA AFONSO, 08 de jan. 2008).
O gerente ocupe um cargo em evidência então é fundamental ser o exemplo, o modelo que a equipe deve seguir. Com isso, os líderes acabam desenvolvendo novas habilidades, surgindo um rodízio de funções, característica muito