Plagio
Este problema de fraude está crescendo e precisamos entender os motivos que levam um grande número de alunos a praticarem um deslavado plagiarismo. De uma parte a sobrecarga de professores não permite a repressão necessária, é preciso dizer não às atitudes não éticas, mas para isto é preciso tempo para a detecção, por outro lado a compreensão do problema facilita o encaminhamento de uma orientação e prevenção desta atitude. Vejamos os motivos do plagiarismo:
1) Ignorância: muitos estudantes não tem um noção clara sobre a atividade de cópia indevida (plagiarismo) e não se conscientizam que sua atitude é incorreta. É preciso que seja dada intrução frequente e adequada sobre a forma de referenciar adequadamente os trabalhos correlatos utilizados.
2) Pressão por resultados: os estudantes que se sentem sob pressão para produzirem resultados cada vez melhores, e muitas vezes acima de suas possibilidades ou competências tendem a procurar alternativas. Com o acesso facilitado a inúmeros trabalhos via Web o plagiarismo é um caminho fácil. os professores devem se lembrar que ensinar não é levar os estudantes a uma situação de stress extremo para que produzam mais, mas sim trabalhar um processo de apoio e compreensão das suas dificuldades com o objetivo de atingir o melhor resultado possível, não um ideal inatingível para muitos.
3) Falta de tempo: quando os estudantes deixam o trabalho para o último minuto o plagiarismo aparece como uma solução de última chance. É preciso desenvolver avaliações que deem valor tanto ao processo de realização quanto ao resultado final. Mas alguém que precisa trabalhar todo o dia e vai para a Universidade de noite, como é o caso da grande maiorias dos estudantes no Brasil, pode encontrar tempo? E o que dizer de professores que precisam ministrar 28 horas de aula por semana, eles podem fazer uma avaliação de todo o trabalho? É preciso repensar todo o processo educativo para estes casos.
4) Cursos irrelevantes: se um aluno considera a