As barreiras tarifárias e não tarifárias da exportação do fruto abacaxi
As empresas têm percebido cada vez mais a importância da exportação como fonte de vantagem competitiva. Esta tendência é impulsionada pelo aumento da evolução do consumo mundial de produtos agropecuários. A exportação passa, então, a ser uma peça de grande importância para o sucesso, já que estudos realizados apontam que seus ganhos representam um grande faturamento apesar dos custos totais das indústrias.
Certas regiões brasileiras tem seu desenvolvimento limitado pelos altos custos para exportar a produção local em relação as exigências técnicas internacionais. A produção nacional do Abacaxi, apresenta custos relativamente baixos se comparados aos custos dos demais países produtores, isso, devido a tropicalidade que nosso país possui.
Frente a existência de um ambiente competitivo, propiciado pela globalização dos mercados, o Brasil tem cada vez mais utilizado o agronegócio como uma estratégia na economia. Este trabalho ressalta a importância e a expansão do mercado de Abacaxi no Brasil, analisando o crescimento da exportação, dando ênfase às dificuldades encontradas pelos exportadores brasileiros quando intencionam uma exportação para algum país da União Européia.
Para isso, o trabalho abordou no decorrer de seus capítulos uma idéia geral de exportação, um breve histórico da cultura, da produção e colheita do abacaxi, crescimento da produção e evolução do consumo mundial e as barreiras técnicas e tarifárias na exportação do produto, assim, desenvolvemos esta pesquisa cientifica a partir de referências bibliográficas de autores renomados através da coleta e análise de dados estatísticos, comparativos, obtidos em sites especializados, artigos e a finalizando com uma entrevista realizada via e-mail com um grande produtor e beneficiador de exportação de Abacaxi.
.
1.1 PROBLEMÁTICA
Quais são as barreiras tarifárias e não tarifárias encontradas na exportação de Abacaxi para os países da União Européia?
1.2 JUSTIFICATIVA
O estudo