Plagio
Perante a lei 9.610 mais precisamente nos seus artigos 7º, 22, 24, I, II e III, e 29, I no Brasil é considerado crime, segundo essa lei é apenas possível que se copie pequenos trechos em trabalhos , plágio e crime no código penal brasileiro quando violado os direitos autorais a pena de detenção é de 3 meses a 1 ano ou multa. Existem tipos de violações os de reprodução para gerar lucro e sem autorização do autor, que resulta na pena e de 1 a 4 anos de multas, o plagiário não se preocupa em mudar as frases, alterar apenas algumas palavras nos trabalhos alheios.
Muitos confundem plágio com paródia, mas existe uma grande diferença a paródia e uma homenagem, onde muitas vezes uma sátira e critica, não e para enganar o leitor ou espectador e sim para demonstrar sua opinião para as pessoas. Assim deixando bem claro que é apenas um trabalho refeito com algo já existente, é mais comum com músicas famosas, as pessoas já sabem o ritmo assim identificando facilmente a paródia.
Quando se for usar uma parte de uma pesquisa pronta, na criação de um novo trabalho, para não ser acusado de plagiar algo recomenda se usar as regras da ABNT, colocando créditos ao autor na citação bibliográfica nos trabalhos acadêmicos onde normalmente é utilizada.
Algumas pessoas quando são vitimas do plágio procuram entram em contato com os plagiadores como fez Erwin Theodor Rosenthal tradutor que em 2005 passou por essa situação por causa de sua tradução de A origem da tragédia publicada em 1948 ,