O Espelho
O espelho
Características da Obra : O conto de Machado de Assis, escrito no período literário do Realismo, em meados do século XIX, continua a refletir sobre a sociedade contemporânea, entre outras, a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano. Como características que não fogem a realidade do poema e alude o realismo, podemos citar: visão irônica da realidade; critica social, personagens inspirados na realidade, uso de cenas do cotidiano, valorização de personagens inspirados na realidade, entre outros.
Resumo :
O Espelho conta a história de Jacobina. Um homem de 45 anos e de origem humilde, que conseguiu subir na vida por conta de uma nomeação a um posto militar. Certo dia estava com mais quatro amigos em uma casa debatendo sobre a alma, o universo e outros assuntos. Jacobina, porém, mantinha-se calado e parecia não estar muito interessado no assunto, pois não gostava de discutir. Quando um dos presentes exige que ele dê sua opinião, Jacobina diz que irá contar um episódio de sua vida. Ele pretendia defender sua teoria de que cada pessoa possui duas almas: uma exterior e outra interior. A interior olha de dentro pra fora, e a exterior de fora para dentro.
Jacobina inicia a história contando que aos 25 anos, foi nomeado Alferes da Guarda Nacional (no Brasil chamamos de segundo tenente) , o que lhe garantiu uma mudança significativa de status. Sua família passou a elogiá-lo e a se orgulhar dele, e agora era o "Sr. Alferes". Um dia sua tia Marcolina o chama