F Sica II Relat Rio III Oscila Es
Turno:Noturno Turma:1 2ºSemestre Matéria:Física II Docente:Waldemar
RELATÓRIO DE OSCILAÇÕES
Física II
1. INTRODUÇÃO
As oscilações ocorrem quando um sistema é perturbado a partir de uma posição de equilíbrio estável. Podemos exemplificar com várias coisas simples e complexas como: Pêndulo de um relógio balança para lá e para cá, as cordas de uma guitarra vibram conforme sãs tocadas por uma palheta, às oscilações da corrente elétrica de rádios, aparelhos de televisão, detectores de metal e as oscilações das moléculas de água presentes na atmosfera durante uma onda sonora. Por outro lado, como disse Isaac Newton:”Para toda ação há uma reação”, em sentido contrário ao movimento provocado no nosso sistema que estava em equilíbrio surgem as forças restauradoras que tendem a voltar o sistema ao seu estado inicial.
Este experimento em sua primeira parte tem como objetivo calcular a constante elástica de uma mola por oscilações variando a massa e em sua segunda parte calcular o momento de inércia teórico e prático de corpos de diferentes massas e geometrias.
2. TEORIA
1ª Parte: Massa mola
Por fenômeno oscilatório estamos considerando tudo aquilo que se move em dois sentidos de forma alternada em torno de uma posição de equilíbrio. Sua representação matemática mais usual é uma onda (~);
A frequência oscilatória é uma característica importante do fenômeno em questão,ela representa o número de vezes com que ocorre uma oscilação no período de 1 segundo. Sua unidade de medida é o Hertz(Hz);
O período oscilatório(T) em segundos(s) é o tempo de duração de um ciclo de oscilação. Neste experimento oscilaremos 20 vezes cada corpo:
Onde t é o tempo total de duração das 20 oscilações.
A massa dos corpos deverão todas ser adequadas ao sistema internacional (SI), ou seja, deverão ser transformadas de gramas(g) para Kilogramas(Kg):
Através de adequações feitas em sala de aula, utilizando a 2ª Lei de